Agora que você já sabe por que descansar é importante para adultos e crianças, deve estar se perguntando como conseguir esse merecido descanso. Por que, na maioria dos dias, não parece ser uma tarefa fácil.
Mesmo quando conseguimos acalmar as crianças, ir para a cama em um horário razoável e resolver todos os problemas do dia a dia, deitar e dormir nem sempre é simples. Muitas pessoas têm dificuldades para cair no sono e se manter assim durante a noite.
Pensando nisso, vamos falar de algumas dicas que podem melhorar seu sono e o de toda a família. Confira a seguir:
Um erro comum que pais cometem e pode atrapalhar o sono das crianças é acreditar que, se a criança se cansar bastante, ela vai dormir. Na verdade, se a atividade cansativa acontece muito tarde, isso pode aumentar a adrenalina da criança e fazer com que ela perca o sono.
Por isso, aula de futebol, dança ou qualquer outra atividade que exija muita energia às 19h não é uma boa ideia se você quer que a criança durma antes das 22h.
Anoiteceu e você começa a ligar todas as luzes para a casa não ficar escura? Isso pode estar prejudicando o sono de todo mundo.
Ao anoitecer, reduza as luzes da casa para que seu corpo entenda que a noite chegou. Isso o faz liberar melatonina, o hormônio que permite uma noite de sono melhor. Para não ter que ficar no escuro, prefira luzes amarelas e indiretas.
Não são só as crianças: todos na casa precisam de um horário para dormir. Defina um horário que faça sentido com o horário em que você acorda. Quem acorda às 7h, por exemplo, precisa dormir às 23h para conseguir oito horas de sono.
Porém, antes de fazer isso, defina se você precisa de oito horas. Esse número é, na verdade, uma média. Alguns adultos só ficam bem depois de nove horas de sono. Outros, depois de seis.
Nada pior do que ir se deitar sem estar confortável, com pressa, depois de uma atividade cansativa. Seu corpo mal vai processar que é hora de dormir, e isso aumenta as chances de insônia.
Isso vale para todos da sua família: criar uma rotina calmante ajuda a dormir melhor. Tomar um banho quente, beber chá, contar histórias para as crianças, cantar para os bebês ou ler são todas tarefas mais tranquilas, que vão deixar seu cérebro mais relaxado e pronto para dormir.
Você sempre diz para as crianças largarem o celular à noite, mas fica nele até de madrugada? Isso pode estar prejudicando seu sono. Além das milhares de informações, a tela do celular emite luz azul, que nos deixa mais acordados.
Crie um alarme para se lembrar que é hora de deixar o celular de lado pelo menos uma hora antes de dormir. Então, faça alguma atividade mais relaxante, desconectado. Escrever, ler e conversar são boas ideias. E sua noite de sono agradece.